Resenha: Quem é você, Alasca?


Imagem: Cristina C. Costa

Livro: Quem é você, Alasca?
Autor: John Green
Editora: Wmf Martins Fontes
Páginas: 229
ISBN:9788578273422



Minha Resenha


Miles é um garoto nerd, com uma auto-estima questionável (como a maioria dos adolescentes), que adora ler biografias - mesmo sem nunca ter lido ou visto nenhuma obra da pessoa biografada - e fissurado por últimas palavras. Ele está cansado da sua vida comum e monótona na casa dos pais e inspirado pelas últimas palavras do poeta François Rabelais - "Saio em busca de um Grande Talvez." - decide ir para Culver Creek, um colégio interno em outra cidade, em busca do seu próprio "Grande Talvez".

Lá ele faz amigos de verdade pela primeira vez. E entre essas amizades está Alasca Young, uma garota linda, inteligente, feminista e engraçada, mas também problemática e muito misteriosa. Ela irá mexer com o Miles de várias formas e ele se verá extremamente envolvido com essa garota tão enigmática. E este com certeza será um ano de muitas surpresas para ele.



Minhas impressões:


A história é surpreendente, começa de forma despretensiosa e vai evoluindo natural e agradavelmente para algo maior e mais profundo. Embora tenha uma escrita leve, jovem e atual, que é uma marca do John Green, né? Com certeza a personagem mais intrigante é a Alasca e ela me provocou reações diversas durante a leitura. Às vezes, me irritava e outras me encantava. Mas, minha conclusão foi que tudo, absolutamente todas as suas características eram essenciais para sua composição. 

O livro é gostoso e rápido de ler e tá todo cheio de post-it já. Adoro marcar minhas frases/partes favoritas para voltar sempre que quiser.

Uma coisa engraçada é que quem costuma ler John Green, pode perceber algumas características similares nos livros (que talvez digam algo sobre os gostos pessoais do autor):

1 - Ele adora listas

Em váaaarias partes dos livros os personagens costumam enumerar ou classificar em alfabeto as coisas. 

2 - Ele gosta de tulipas

Em A culpa é das estrelas temos as tulipas vermelhas e nesse livro temos tulipas brancas.

3 - Eu poderia citar cigarros e uma bebida chamada Mountain Dew... mas, pode não ter nada a ver. hahaha


Imagem: Retirada do We heart it

Comentários

Postagens mais visitadas