Resenha: Como eu era antes de você - Jojo Moyes


Imagem: Cristina C. Costa

Minha Resenha


Como eu era antes de você conta a história de Will Traynor e Louisa Clark (ou Lou, como costumam chamá-la). Lou tem 26 anos, é animada, esperta e curiosa. Mora com os pais, o avô doente, a irmã mais nova e o sobrinho pequeno numa cidadezinha no interior da Inglaterra. Ela tem um namorado, Patrick, com quem está há seis anos e trabalha em um café durante praticamente a mesma quantidade de tempo. E está muito feliz com isso. Não tem muitas ambições e não costuma pensar sobre o futuro.

Mas, tudo isso muda quando o café onde Lou trabalha fecha e ela perde o emprego. Sem muitas qualificações profissionais ela aceita, mesmo sem vontade, a melhor proposta que lhe aparece: o emprego de cuidadora assistente de um homem deficiente e rico.

Will é um homem muito bonito, inteligente e bem sucedido. Adora a vida que tem e faz questão de aproveitá-la de todas as formas possíveis, fazendo viagens, praticando esportes radicais e tendo belas mulheres. Até que um dia sua vida muda completamente graças a um acidente estúpido causado por uma motocicleta, deixando-o tetraplégico, sem expectativas de cura ou melhora.

Dois anos depois, é neste momento em que os caminhos dessas duas pessoas tão diferentes se cruzam. Já que é para Will que Louisa irá trabalhar.

Imagem: Cristina C. Costa

No começo eles têm uma relação difícil. Já que Will deixa clara a sua oposição a presença de Lou e ela se sente desconfortável e deslocada. Ela acha que ele a odeia e meio que o odeia de volta. hahaha

Mas, com o tempo isso muda e eles começam a mudar de opinião um sobre o outro, encontrando uma maneira própria, sincera e divertida de se relacionarem. Will incentiva Lou a descobrir coisas novas e abrir seus horizontes e Lou se dá a "missão" de mudar a forma como Will olha para si mesmo diante da vida, animando-o. Assim, essa relação vai evoluindo e nos cativando a cada descoberta e acontecimento.

A história é boa e bem construída. tem ótimos personagens secundários, que têm a história exposta de seus próprios pontos de vista em algumas partes do livro, o que o torna mais rico. E tem uma imperfeição desconcertante que torna tudo muito real.

Minhas impressões


Ai, ai... como falar desse livro sem suspirar? É tão lindo, doce, sensível e inspirador!

Não é um livro que chama muita atenção na prateleira, é simples e despretensioso, e talvez isso faça parte do seu charme. Ele vai encantando a gente durante a leitura, envolvendo sutilmente até que nos sentimos totalmente dentro da história. Pelo menos, foi assim comigo. E agora que terminei o livro só consigo sentir saudade. E uma vontade enorme de fazer o Will voltar. Ele consegue ser carismático e sensual de uma forma totalmente inesperada e a Lou vai se revelando durante a história de um jeito surpreendente. Ambos mudaram a vida um do outro e tenho certeza que essa história pode mudar (nem que seja um pouquinho) a vida de alguém.

Enfim, adorei a leitura e recomendo muito! :)



Comentários

Postagens mais visitadas