Resenha - Eleanor & Park

Oiiii gente!

Eu dei uma sumida monstra do blog né? Eu sei. hahaha

Mas, estou de volta e hoje tenho mais uma resenha pra vocês! Tchan-tchan-tchan-tchan...

Eleanor & Park 

Imagem: Cristina Custodio da Costa

É um livro que eu julguei pela capa, admito. É uma das mais lindas que eu já vi e por isso achei que o livro seria também. Somando-se à isso os comentários positivos de várias blogueiras e do Tio John (fofo, maravilhoso) Green o livro prometia né! E cumpriu! Primeiro, a sinopse que eu "roubei" do site da Saraiva e resume tão bem a historia do livro que eu não faria melhor:


"Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo."



Imagem: Cristina Custodio da Costa



Agora, as minhas impressões: 

É um livro muito sensível sem ser piegas. É discreto e verdadeiro, a delicadeza está nos detalhes - nos pensamentos e falas dos personagens - tudo muito despretensioso e sincero. É uma história de amor entre dois adolescentes mas não é imatura, pelo contrário. Ambos tratam o sentimento que têm entre eles de forma muito sagrada. Mas, calma! Não é um livro chato! hahaha 

É cheio de música, quadrinhos, risadas e sarcasmo. Também tem um drama super bem montado com uma pitada de mistério referente a vida da Eleanor que influencia muito na história de amor deles o tempo todo. 

Vou deixar algumas das minhas partes favoritas aqui.


"Segurar a mão de Eleanor era como segurar uma borboleta. ou um coração a bater. Como segurar algo completo, e completamente vivo." (Pág. 74)


"- Está tentando me por um apelido?
- Não, adoro seu nome. Não quero subtrair uma sílaba sequer." (Pág. 110)


"Eleanor tinha razão. Não tinha boa aparência. Era como uma obra de arte, e arte não deve ter boa aparência, mas sim fazer a gente sentir alguma coisa." (Pág. 166)


"Park estava no taekwando, mas Eleanor ainda sentia Park, a memória dele, em toda parte. (Todo lugar em que ela foi tocada por ele parecia intocável. Todo lugar em que ela foi tocada por ele parecia um lugar seguro.) (Pág. 265)

Imagem: Cristina Custodio da Costa


"Na primeira vez em que ele pegou na mão dela, foi tão bom que todas as coisas ruins se afastaram. Essa sensação boa foi muito mais forte do que qualquer dor." (Pág. 303)


"Não existia vergonha em Park. Nada era obsceno. Porque Park era o Sol, e essa era a melhor maneira de explicá-lo." (Pág. 303)


"Você salvou minha vida, ela tentou dizer. Não para sempre, não definitivamente. Provavelmente, só por certo tempo. Mas salvou minha vida, e agora eu sou sua. O que sou agora é seu. Para sempre." (Pág. 311)


"Mas as explicações se desmanchavam em suas mãos. Todas as verdades eram duras demais para serem escritas, e ele era muito para se perder. Tudo que ela sentia por ele era quente demais para se tocar." (Pág. 320)


É isso. Gostaram?? Se, sim, ajudem a divulgar! :)

A próxima resenha será do livro "Fazendo meu filme - A estreia de Fani". Aguardem!!! :D
















Comentários

Postagens mais visitadas