Sobre a superficialidade.

Imagem: Pinterest


É engraçado (quando não é trágico) como é fácil pra gente se perder na superficialidade. Quero dizer, é tudo tão vasto. É como olhar para o mar; você não consegue olhar para um lugar só, a vastidão enche os nossos olhos como uma foto de plano aberto e você admira tudo, quer tudo, absorve tudo e uma onda após a outra vai chamando a sua atenção. É lindo. Tão bonito que, se você for como eu, vai sentir que poderia ficar olhando para aquilo horas e horas.

Quase todo mundo conhece o mar; já viu, molhou os pés, ficou na beirinha, no raso, até deu uns mergulhos, foi mais para o fundo, ficou com medo de ir mais longe, se arriscou numa prancha. Mas, pouca gente mergulhou de verdade, com algum aparelho, na no fundo, onde moram os bichos e as algas... e o mistério. Eu nunca fiz isso. Mas, é uma das coisas que acho mais lindas no mundo. E o que percebo sempre que vejo alguém fazendo isso na TV, por exemplo, é que não dá para você olhar para tudo. Lá embaixo, você não consegue ver a extensão do mar inteira. Você está em um plano fechado, Mas, isso te permite ver tudo com lente de aumento, de pertinho, tocar, sentir. Você conhece muito mais do que quem fica só admirando de fora, lá na praia, Você está dentro.

Não sei se vou conseguir ser clara e passar a mensagem que eu quero. Mas, estou dizendo tudo isso, porque fiquei pensando em como é fácil se prender e se preocupar com coisas superficiais. Como o que não é profundo pode roubar a nossa atenção e até energia por muito, muito tempo. Podendo até parecer que estamos conseguindo ou ganhando muita coisa e a gente nem faz ideia do quanto estamos perdendo na verdade. Perdendo a chance de sermos melhores para nós e para os outros.

Eu não quero especificar nada, isso pode acontecer na vida de cada um de formas muito diferentes, em coisas muito diferentes. Eu só quero que a gente pare um minuto para pensar sobre isso, seja na situação mais difícil e complicada da nossa vida ou na mais simples e cotidiana. O quanto estamos desperdiçando de nós e da nossa vida com aquilo que não vale a pena? Talvez nós mudemos alguma coisa depois disso ou talvez não mudemos nada. Mas, sinto que vai ter valido a reflexão.

Então eu espero que, depois, essa simples reflexão nos traga um pouco de paz.


Comentários

Postagens mais visitadas