Amor ao contrário

Fonte da Imagem: https://www.pinterest.com



Aquele que não ama não conhece a Deus;
porque Deus é amor.

1 João 4:8



Tenho a impressão de que falar do coração é sempre um clichê. Todo mundo tem um e todo mundo usa, mesmo que algumas pessoas pareçam não usar. Elas usam, só que de uma forma mais egoísta, com o amor mais voltado para elas. O amor... é sobre ele que eu quero falar. Pelo menos sobre um aspecto dele: o amor próprio.

Uma vez ouvi um pastor dizer que "o ódio não existe, é amor virado ao contrário". É como se nenhum sentimento ruim fosse original, como se eles fossem sempre o resultado de um amor voltado para si mesmo. O amor protege e deseja sempre o melhor. Sendo assim, nós, que nos amamos por natureza queremos sempre nos proteger e nos desejamos sempre o melhor. Quando algo ou alguém fere esse nosso amor próprio, essa nossa intenção... é aí que surgem os sentimentos ruins, como a inveja, ciúme, raiva, medo e uma porção de outros. Eles são um reflexo do amor contido, aquele que não distribuímos livremente, mas, guardamos para nós.

Eu não sei no que você acredita, mas, eu acredito em Deus. E sempre ouvi que Deus é amor. Considerando que eu também acredito que fomos criados por Ele, faz todo sentido para mim que essa teoria seja verdadeira. Como poderia sair algo diferente de amor do próprio amor? Para mim, não poderia. Então, qual seria a diferença entre o amor divino e o amor dos homens? Acho que a diferença é que nós não sabemos amar. Mas, Ele sabe, e está sempre disposto a ensinar. Nós é que nem sempre estamos dispostos a aprender.

Quebramos a cabeça - e o coração - todos os dias, como se estivéssemos sozinhos no mundo, quando não estamos. Nem fisicamente e nem espiritualmente. Não é porque não podemos ver, que não podemos sentir. A frase mais famosa de O Pequeno Príncipe não é a mais famosa por acaso. Todos nós concordamos, sabemos de algum jeito, que "o essencial é invisível aos olhos".

Então, façamos do invisível nossa missão. Busquemos tudo aquilo que não está explícito e explicado, mas, tudo o que é realmente importante e está escondido, deturpado. Podemos tentar voltar a amar da forma original. O que te impede de se disponibilizar a aprender a amar? O amor voltado para a direção correta não machuca. Talvez só o que a gente precisa é voltar o nosso amor para Ele próprio. E Ele tratará de si lançar (e nos lançar) para os lugares certos.



Comentários

Postagens mais visitadas