Uma vida em cápsulas


Imagem: Pinterest


Há alguns dias venho pensando em escrever um texto com esse título. Mas, a verdade é que eu não sabia bem o que dizer e por isso não comecei. Mas, também acho, que, muitas vezes a gente não sabe mesmo o que dizer até que começamos.

Uma vida em cápsulas pode ser um título estranho; tão estranho quanto é a vida vivida assim. O que são as cápsulas? Remédios. As cápsulas estão na minha bolsa, na minha mochila, nos bolsos das minhas roupas, no meu criado-mudo. Elas estão por toda parte onde quer que eu vá.

Eu tenho uma doença crônica¹. Ninguém descobriu o que é exatamente, ainda. Não é necessário dizer aqui do que se trata. Mas, eu tenho tendência a justificar e me desculpar pela forma como me sinto em relação a ela. Eu não acho que as pessoas podem ter noção do verdadeiro tamanho dela. Não é grave como um câncer físico. Mas, para mim é como se fosse um câncer emocional.


                                                                   Imagem: Pinterest

Eu me sinto mal por me sentir mal. O que não julgo sendo completamente ruim, porque acredito que isso seja fruto da minha consciência de que o mundo não gira em torno do meu umbigo e que sempre existem pessoas sofrendo mais do que a gente e precisando da nossa ajuda. Mas, também não é algo bom, pois é um ciclo maluco de me sentir mal fisicamente e me sentir mal emocionalmente e me sentir mais mal ainda fisicamente por isso e então me sentir mal por me sentir mal quando acho que não tenho muito esse direito. Louco, né. Uma coisa volta pra outra e eu fico presa. Eu tomo remédios todos os dias; para dor e desconforto, Isso quer dizer que, sim, eu me sinto mal todos os dias. E acho que o ser humano em si já não sabe lidar muito bem com a dor, e isso piora se essa dor persiste por muito (muito) tempo. Nove anos. Essa é a quantidade de tempo a que eu sou obrigada a lidar com isso; com a doença e comigo. Tenho épocas melhores e outras de crises. Estou em uma época de crise.

Tem sido dolorido, estressante e exaustivo. É como estar em uma guerra. Mas, eu tenho sobrevivido. O que eu sinto que não tenho conseguido é... viver.

Mas, eu não estou sozinha. (Continua)

*1 - Uma doença crónica é uma doença que não é resolvida num tempo curto, definido usualmente em três meses. As doenças crónicas são doenças que não põem em risco a vida da pessoa num prazo curto, logo não são emergências médicas. ...*

BÔNUS 


Comentários

Postagens mais visitadas