Outono

Hoje é o primeiro dia da minha estação favorita do ano: Outono.

Até pouco tempo eu gostava dela por motivos bem simples. O clima agradável, meio inverno - meio verão e principalmente as folhas. Gosto das cores que elas assumem nesta estação e de vê-las caindo das árvores, e de como o chão fica colorido por elas.

Num pico de curiosidade fui pesquisar por que elas caem das árvores nesta época e me deparei com uma explicação - para mim - tão divina quanto científica:

"(...) porque quando a situação ambiental não é favorável, como nos meses mais frios, o vegetal precisa concentrar a maior disponibilidade de nutrientes, de calor, água e luz solar para manter-se até que as condições sejam melhores.
No outono, a perda da parte aérea das árvores (folhas) prepara-as para o inverno. Com isso, o gasto de energia é menor, e elas voltarão a florescer na primavera e verão, meses mais favoráveis para conseguir nutrientes."

A natureza é a professora mais incrível do mundo. O outono é um tempo de passagem, de preparação e espera. E assim como a natureza, nós também temos nosso outono. Aquele tempo em que precisamos nos desprender de tudo que é supérfluo, de tudo que é excesso, ficando apenas com o essencial, podendo assim, focar no que realmente importa e enfrentar as dificuldades. Mas o outono nos ensina mais do que sobreviver, nos ensina a ter esperança - que não por acaso - tem a ver com esperar. Esperar o inverno passar, sabendo que ao final dele sempre haverá a primavera e o verão, para nos nos fazer florescer de novo ainda mais fortes e mais bonitos.


Comentários

Postagens mais visitadas