Diretamente

Imagem: Reprodução (Pinterest)


Assim que eu comecei essa fase nova com Deus, querendo conhecê-lo e me alimentar das Suas palavras, uma das coisas que eu mais fazia (e ainda gosto muito) era ver pregações. Por indicação de uma youtuber que eu amo - Roberta Vicente - eu conheci o canal da Igreja Monte Sião. E perdi as contas de quantas ministrações eu já vi lá. São todas maravilhosas, sério. Eu amo aquela igreja com todo o meu coração sem nunca ter pisado lá, simplesmente por conhecer os seus frutos (Lucas 6:43-45). Você pode ver que eu não tenho nada contra ministrações físicas ou online. Pelo contrário, eu AMO. Amo aprender mais sobre Deus com os meus irmãos. Amo esse compartilhamento de ideias e experiências com Ele. Mas, nada se compara a se conhecer a Deus pessoalmente. Quando você conhece melhor uma pessoa? Quando ouve outras pessoas falarem dela ou quando a conhece pessoalmente? Quando você conhece melhor a voz de alguém? Quando te descrevem essa voz ou quando você a ouve?

Ele está disponível para você e para mim. Mais do que isso, está nos esperando de braços abertos. Eu gostaria que você o imaginasse neste momento exatamente dessa forma (seja lá como Ele se pareça na sua mente). Chega de ver Deus como algo abstrato apenas. Imagine-o como alguém que está ansioso pela sua presença. E qual é a fonte mais direta e pessoal que temos para conhecer a Deus? A bíblia. Ele deixou uma biblioteca (bíblia) inteirinha para que nós o conhecêssemos e aprendêssemos o essencial para vivermos bem aqui na Terra. Na bíblia nós conhecemos a Deus através do que Ele faz¹. Nós O conhecemos pelos Seus frutos e é assim que Ele quer que nos conheçam também.

Não teremos todas as respostas. Sempre vão haver perguntas sem respostas e temos que lidar com isso. Precisamos aprender a ficar confortáveis com elas o máximo possível. Porque Deus e a bíblia não existem para tirar todas as nossas dúvidas e saciar todas as nossas curiosidades. É muito mais importante tentar tentar entender quais são as questões e prioridades que o texto bíblico levanta em vez das nossas questões e prioridades. Nós precisamos parar de querer ouvir aquilo que queremos ouvir e começar a querer ouvir o que Deus quer nos dizer. Deus quer nos comunicar algo através da bíblia e nós temos que estar atentos para entender. Nós precisamos ler com um olho no texto e o outro em nós mesmos².

Mas, ao mesmo tempo em que nós nunca teremos respostas para algumas perguntas, nós já temos respostas para muitas outras e talvez só não tenhamos descoberto porque ainda não é a hora, ou, muito mais comumente, por comodismo e conformismo. É mais fácil deixar o pastor ou qualquer outra pessoa ler a bíblia pela gente, interpretar pela gente, explicar pra gente e etc. Por quê dedicar um tempo a leitura da bíblia se já temos a pregação do culto de domingo, de quarta, de sexta e enfim. Não é mesmo? Só digo uma coisa: para o seu próprio bem e da sua vida terrena e espiritual, não faça isso. Não seja essa pessoa. 

Separei uns trechos de uma música da Daniela Araújo que eu amo e tem me acompanhado desde o início do meu relacionamento com o Abba:

"Verdade" - (composição: Daniela Araújo)³

Não preciso mais me limitar
Em alguns segundos dou a volta ao mundo
Quero minha mente renovar

Eu não posso mais me apegar
As respostas prontas, que me subestimam
Não me levam a sentido algum

Eu não vou me conformar
Vou perder o medo
Desvendar segredos que não são mistério algum

Eu vou deixar a verdade me libertar (uôô ôô, uôô ôô)
Só a verdade é que pode me transformar (uôô ôô, uôô ôô)
Tudo o que o mundo precisa é de amor
Pois eu sei que a resposta é o amor

Eu vou deixar a verdade me libertar (uôô ôô, uôô ôô)

(...)

Por fim, tem uma frase que eu ouvi do Tiago Arrais que eu gosto muito: "O entendimento do texto bíblico não acontece quando você entende o texto bíblico.", o conhecimento só é revelado quando vivemos. Quando existe uma forma de vida atrelada a esse conhecimento/entendimento. Nós não precisamos apenas conhecer e entender a bíblia, nós precisamos viver a bíblia. Não precisamos apenas conhecer Deus, nós precisamos viver Deus. Nós não precisamos defender a nossa fé, nós precisamos viver a nossa fé.


Referências: 

1 e 2: Idéias retiradas originalmente de um fórum com a participação do Tiago Arrais na igreja Nova Semente. Link:https://www.youtube.com/watch?v=P-7uK-GAHdY

3: Link da música: https://www.youtube.com/watch?v=0fTCpn_zwPk




Comentários

Postagens mais visitadas