O relacionamento

Foto: Reprodução (Pinterest)


Vou começar a parte seguinte da minha história com um trecho de um texto,"Sem título" do Leonardo Gonçalves, publicado no blog dele:
http://leonardogoncalves7.blogspot.com.br/2013/03/sem-titulo.html

"aqui preciso fazer um parênteses: pra muita gente as palavras "teologia" e "doutrinas" são considerados e tratados como dois palavrões. pelo Amor de D-S, gente! é ÓBVIO que NINGUÉM de igreja nenhuma acha que doutrina ou teologia ALGUMA salva alguém (embora às vezes possam agir como se achassem, rs.). o que salva é o sacrifício voluntário do santo Cordeiro de D-S em favor de todo aquele que O aceitar e o resultante relacionamento pessoal –absolutamente transformador– que você construir com Ele. isto está claro? teologia ALGUMA salva e teologia ALGUMA transforma vidas. não há salvação porque você crê "da maneira correta". conhecimento bíblico –por mais profundo que seja– não salva ninguém.

o problema é que a teologia, quando mal feita, pode deturpar a sua visão de D-S e atrapalhar seu relacionamento com Ele. (...)

fatalmente sua base teológica (ou a falta dela) vão influenciar a maneira com que você lê certos textos e isto vai influenciar a imagem que você tem de D-S. e como o objetivo do cristão é refletir a imagem de D-S (ser Seu rosto na terra) é importante, sim, a cada dia reavaliar como é que você enxerga D-S e redefinir, pra você, mesmo, quem é D-S. e se sua maneira de enxergar e compreendê-lo não evoluem com o tempo, isto é uma evidência muito forte que você está em apuros, rs…"

Eu queria ter um relacionamento com Deus. E eu não queria mais que as dúvidas e experiências do meu passado atrapalhassem o meu relacionamento com Ele. Eu queria me livrar dos meus pré-conceitos e começar a conhecê-lo novamente, como se fosse a primeira vez. E foi isso que eu pedi para Ele. Que me ajudasse a apagar as ideias erradas que eu pudesse ter a respeito dEle e me ensinasse o que era certo segundo Ele mesmo e não segundo outras pessoas. Que Ele ensinasse o que quisesse me ensinar, que me ministrasse o quê e como quisesse ministrar. Eu queria muito conhecê-lo e queria MUITO me relacionar com Ele. E isso fez toda a diferença na minha vida. E na minha vida com Ele. 

Eu comecei a me conscientizar de que Deus/Jesus é uma pessoa e não uma religião. E que apesar de invisível, é alguém tão real quanto você e eu. E por isso os princípios de um relacionamento com Ele são os mesmos de qualquer outro relacionamento: convivência e comunicação. Eu preciso passar tempo com Ele. E precisamos nos comunicar.

Eu entendi que o melhor caminho é a oração. Eu preciso falar com o meu Abba. Contar para Ele tudo o que está acontecendo, o que passa pela minha mente, o que está no meu coração. Preciso dizer a Ele como me sinto, o que eu quero, do que tenho medo, o que me irrita... exatamente como eu faria com um amigo. Porque é isso que Ele é, meu Abba (Pai) e meu amigo. Eu sei que Ele sabe tudo o que eu penso, sinto e quero antes mesmo de eu falar. Não é por isso que eu oro, não é para informá-lo de algo, pois Ele já conhece tudo (Mateus 6:8). Oro porque EU preciso desse contato com Ele. A oração me ajuda a me conscientizar de que Ele sabe tudo sobre mim. Ele me ouve e me vê. Durante a oração eu me exponho diante dEle, reconheço minha vulnerabilidade e necessidade dEle. Quando eu oro, as minhas feridas ficam expostas diante da Sua luz e eu Lhe dou a oportunidade de tratá-las e dou espaço para que Ele me responda. Deus não fica entediado por contarmos a Ele coisas que Ele já sabe. Pelo contrário, Ele ama as nossas orações e espera por elas. Em 1 Tessalonicenses 5: 17 está escrito: "Orai sem cessar". 

Algumas pessoas dizem que não sabem como orar. Eu digo que embora pareça difícil no início, fica mais fácil, MUITO mais fácil, com o passar do tempo. Exatamente como quando você conhece uma pessoa nova e começa a conversar. No começo, talvez, você não se sinta tão a vontade com ela e não vá abrindo seu coração logo nas primeiras conversas. Mas, depois de um tempo, quando a confiança e intimidade aumentam, vocês passam a falar sobre assuntos mais profundos, compartilhar segredos, etc. É exatamente assim com Deus. A oração é mais do que uma prece, é uma conversa. E embora seja muito bom e importante nós termos um momento separado especificamente para falar com Deus, sem pressa, para reverenciá-lo, não podemos depender apenas dessa disponibilidade para falar com Ele. Obviamente é muito melhor você conversar com um amigo enquanto toma um café sossegadamente num final de tarde, mas se não dá, nem por isso você deixa de chamá-lo no whatsapp algumas vezes durante o dia, por exemplo.

Nós devemos entender que temos acesso a Deus a qualquer momento e em qualquer lugar. Pode ser de joelhos no meu quarto com a porta trancada. Mas, pode ser também, no percurso para o trabalho, no horário do almoço, durante o banho, na fila do banco e etc. Tenho certeza que Deus não se importa com isso e dá muito mais valor ao nosso interesse de falar com Ele. Outra coisa que Deus ministrou ao meu coração sobre a oração, é que não precisamos fingir ser quem não somos na presença dEle. Ele nos ouve e nos vê em todos os lugares, sabe como nos comportamos e como falamos. Algumas pessoas ficam sem jeito de falar com Deus, tentando encontrar as palavras e expressões certas, como se quisessem ser mais santas na presença dEle do que são em outros lugares. Não digo, que fazem isso com más intenções, às vezes, só querem reverenciá-lo da melhor forma. Mas, acredite, Ele não precisa disso. A verdadeira e mais importante reverência vem da sinceridade do nosso coração.

Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. 
João 4:23

E assim como falar com Deus, ouvir Deus é tão importante quanto. Ele pode falar conosco de muitas formas e através de vários meios, como eu já disse. Mas, temos a fonte principal, que Ele escolheu nos dar, que é a Bíblia. É através dela que Ele mais revelou e revela a nós quem Ele é e qual a Sua vontade. Por isso é MUITO importante nós lermos a bíblia, não apenas como um livro comum, mas, tendo consciência da sua importância e vivacidade. Por isso devemos ser muito responsáveis com as nossas leituras e interpretações, buscando sempre o auxílio do Espírito Santo. Mas, acho que isso é assunto para um outro post. Aqui, quero focar na importância de aprendermos a falar com Deus, ouvir a voz de dEle e reconhecê-la. E é aí que voltamos a importância de conhecer Deus. Pois só podemos reconhecer uma voz que já conhecemos. E só conhecemos uma pessoa quando passamos tempo com ela. Então se você começar a passar tempo com Deus, falar com Ele e se disponibilizar a ouvir o que Ele tem para te dizer, vai aprender a conhecer e reconhecer a voz dEle. Ele não vai te deixar no vácuo. Se você realmente quiser ouvir o que Ele quer te dizer, Ele vai encontrar um meio de chegar até você. Seja através da bíblia, uma música, um livro, uma frase, uma pessoa, um vídeo, um pensamento... enfim. Você só tem que ficar atento. Então vai saber quando Deus estiver falando com você.








Comentários

Postagens mais visitadas