O AMOR

Imagem: Reprodução (We heart it)



Deus me ama. 

Essa afirmação é tão verdadeira quanto o céu é azul e dois mais dois são quatro. 

Ele não para de me dizer isso. Ele não para de me demonstrar isso.

É um amor tão louco, tão constrangedor e tão incompreensível que, às vezes, Ele precisa me convencer disso, porque eu sei que não mereço. 

Há pouco tempo, quando comecei a me aproximar mais de Deus e de tudo relacionado a Ele, uma das coisas que mais me chamaram a atenção foi conhecer pessoas realmente apaixonadas por Ele. Principalmente jovens. Não estou falando de um amorzinho qualquer. Não me refiro a um sentimento morno, mas quente, fervendo. Me refiro a corações queimando de amor e paixão. POR DEUS. Isso foi realmente impressionante para mim. 

Eu acho que nunca tinha visto isso com tanta clareza. Eu fiquei impressionada e atiçada. "Atiçada", engraçado, foi a primeira palavra que veio a minha mente enquanto escrevo e logo em seguida percebo que é a mais apropriada. Ele atiçou meu coração quando me mostrou o que eu poderia ter, o que nós poderíamos ser. Eu via aquelas pessoas e pensava: "Eu quero isso!" "Isso parece incrível! Quero saber como é! Quero saber como faço para conseguir isso!". Então comecei a orar.

Eu passei a ter várias conversas com Deus sobre isso. Sobre o quanto eu estava impressionada com a possibilidade de sentir algo assim por Ele. Eu fui bem sincera, até porque não dá para enganar Deus, né. Eu achava muito difícil. Eu via aquelas pessoas e queria ser como elas, ter o que elas tinham com Deus, mas achava que não conseguiria, mesmo sem saber explicar exatamente o motivo. Eu tinha medo de não ser capaz de amá-lo assim. Medo de fabricar um amor fraco ou fingido. Um amor sem base, sem estruturas. Mas, eu realmente queria amá-lo verdadeiramente, então eu pedi. Pedi que Ele me mostrasse como amá-lo mais, como desejá-lo mais e como ter mais intimidade com Ele, de forma sincera.

"No geral, o amor de Deus por nós é um tema muito mais seguro do que o nosso amor por Ele." C. S. Lewis (livro: Cristianismo Puro e Simples)

Na mesma época eu estava lendo um dos melhores livros que já li na vida: Cristianismo Puro e Simples do C. S. Lewis, o mesmo autor de "As crônicas de Nárnia". E tem um capítulo do livro dedicado ao tema caridade. O significado original de caridade é "virtude teologal que conduz ao amor a Deus e ao nosso semelhante.", ou seja, "amor no sentido cristão".

"Mas, o amor no sentido cristão não é uma emoção. Não é um estado do sentimento, mas da vontade: aquele estado da vontade que temos naturalmente com a nossa pessoa, mas devemos aprender a ter com as outras pessoas." C. S. Lewis (livro: Cristianismo Puro e Simples)

Calma, se você nunca ouviu ou leu algo assim antes, pode parecer meio chocante. Eu mesma fiquei incomodada, como se o amor cristão fosse algo frio ou um tipo genérico de amor. Mas, depois de ler todo o capítulo (que não vou transcrever inteiramente aqui, agora) e entender o que ele dizia, essa ideia se desfez na minha mente.

"Normalmente a afeição natural deve ser encorajada. No entanto seria um erro pensar que o caminho para se obter a caridade (amor cristão) consiste em sentar-se e tentar fabricar bons sentimentos.(...)"

"Não perca tempo perguntando-se se você "ama" o próximo ou não, aja como se amasse. Assim que colocamos isso em prática, descobrimos um dos maiores segredos. Quando você se comporta como se tivesse amor por alguém, logo começa a gostar dessa pessoa. (...)"

Alguns escritores costumam usar a palavra "caridade" para designar não somente o amor cristão entre seres humanos, mas também o amor de Deus pelo homem e o amor do homem por Deus. As pessoas costumam preocupar-se mais com este último. Ouviram dizer que devem amar a Deus, mas elas não encontram esse amor dentro de si. O que elas devem fazer? A resposta é a mesma de antes. Aja como se você amasse. Não fique sentado tentando fabricar esse sentimento. Pergunte a si mesmo: "Se estivesse certo de que amasse a Deus, o que faria?" Quando encontrar a resposta, vá e faça."
C. S. Lewis (livro: Cristianismo Puro e Simples)

UAAAAU!

Okay, ler tudo isso foi completamente impactante e transformador na minha vida. Sério. E fiquei com todas essas palavras piscando na minha cabeça durante dias e dias e ainda fico. Deus falou comigo!!!
Se o que eu queria era amar mais a Deus, além de pedir em oração, eu não deveria ficar sentada esperando esse amor cair do céu, eu tinha que chamá-lo a existência! Eu precisava agir como se já o amasse o quanto queria amar.

O que eu faria se já o amasse assim? 
Eu o obedeceria. 

"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): Senhor, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo?

Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.

Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.


João 14:21-24 Bíblia online acf

"O amor cristão, seja para com Deus, seja para com os homens, é um assunto da vontade. Se nos esforçamos para obedecer à Sua vontade, estamos cumprindo o mandamento "Amarás o Senhor Teu Deus". Ele nos dará o sentimento do amor se assim desejar. Não podemos criá-lo por nós mesmo ou exigi-lo como se fosse um direito nosso. (...)" 
C. S. Lewis (livro: Cristianismo Puro e Simples)

Entretanto, acredito com todo o meu coração que uma das coisas que Deus mais deseja é nos dar esse sentimento, para que ele complemente a nossa vontade. Acredito que Ele deseja ardentemente que nos lancemos em seus braços sem reservas, famintos por Suas palavras e sedentos pela Sua presença. Afinal, Ele é o próprio amor! Ele nos fez e se temos sentimentos e emoções é porque Ele nos criou assim, Ele nos deu a capacidade de ter. É porque Ele nos presenteou com isso Colossenses 1:15-17). Como pensar, então, que Ele não nos concederia essa paixão?

O nosso amor - Dele e meu -  é um um processo, uma caminhada, um relacionamento. Quanto mais eu o conheço, mais eu o amo. Quanto mais eu o adoro, mais eu o amo. Quanto mais eu quero amá-lo, mais eu o amo. "Nós amamos porque ele nos amou primeiro. " 1 João 4:19

O teu amor é melhor do que a vida!
Por isso os meus lábios te exaltarão. 

Salmos 63:3


*Algumas músicas que você deveria ouvir depois de ler (ou enquanto lê):"























Comentários

Postagens mais visitadas